Código: | DESP32 | ||||||||||||||||||||||||||
Sigla: | PD | ||||||||||||||||||||||||||
Secção/Departamento: | Ciências e Tecnologias | ||||||||||||||||||||||||||
Semestre/Trimestre: | 2º Semestre | ||||||||||||||||||||||||||
Cursos: |
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Nº de semanas letivas: | 15 | ||||||||||||||||||||||||||
Carga horária: |
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Responsável: |
Mário André da Cunha Espada |
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Corpo docente: |
Luís Miguel Catita Maurício da Costa |
Português/Inglês
Identificar e conhecer os mecanismos psicológicos e os fatores cognitivos, afetivos e emocionais subjacentes à prática do desporto e de exercício físico em diferentes contextos.
Conhecer métodos e técnicas de recolha de informação e manifesta a capacidade de compreender, analisar e interpretar fenómenos individuais e grupais em situações decorrentes da prática desportiva com repercussão psicológica nos participantes em diferentes contextos de intervenção.
Conhecer as principais noções, teorias e estratégias inerentes à optimização da gestão do comportamento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.
Natureza, história e evolução da psicologia do desporto;
Processos Emocionais: Activação, arousal, ansiedade e stress no desporto;
Emoções e desempenho.
Agressividade no desporto;
Imagética;
Motivação Geral e “Achievement Motivation”;
Flow;
Confiança;
Avaliação psicológica em contextos desportivos;
Comunicação, feedback e reforço em contextos desportivos;
Estabelecimento de Objetivos;
Liderança em contextos desportivos;
Coesão e Dinâmica de Grupos;
Motivação para a prática desportiva e abandono da prática desportiva;
Psicologia do Exercício Físico (determinantes, modelos de comportamento para o exercício, consequências da atividade física).
Treino de competências psicológicas;
Processos Cognitivos (ex. atenção/concentração);
Dependência de Exercício;
Dependência de substâncias dopantes
Propõe-se estudar as características cognitivas e psicológicas dos participantes no processo desportivo e desenvolver capacidades de observação e análise da prestação desportiva, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de competências de compreensão e intervenção mais adequadas e correctas para os diferentes contextos e situações em que se desenvolve o processo desportivo e está direccionado para a discussão dos factores e mecanismos psicológicos responsáveis pelo comportamento do ser humano e para a optimização da gestão do comportamento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.
A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, em paralelo, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa, e em aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes da repercussão psicológica do processo desportivo nos participantes.
Manifesta a apropriação e a utilização de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas, através da produção dos trabalhos propostos.
A classificação final resulta de:
• Estudantes com frequência regular:
o Avaliação do Processo (nota mínima 10 valores): 40% - É expressa pela apresentação e discussão de artigos científicos, (2 apresentações – 2x12,5% = 25% e 2 discussões – 2x7,5% = 15%). Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC.
o Avaliação do Produto (nota mínima 10 valores): 60% - Resulta do desempenho do aluno em 2 testes escritos (30% + 30%). Ocorre a meio e no final do semestre.
• Estudantes sem frequência regular:
o A avaliação é feita por exame (100%). Ocorre na(s) época(s) prevista(s) para o efeito.
• Estudantes com Estatutos Especiais:
o Avaliação do Processo (nota mínima 10 valores): 40% - É expressa pela apresentação e discussão de artigos científicos, (2 apresentações – 2x12,5% = 25% e 2 discussões – 2x7,5% = 15%). Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC. Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC, com as adaptações necessárias ao Estatuto Especial dos alunos.
o Avaliação do Produto (nota mínima 10 valores): 60% - Resulta do desempenho do aluno em 2 testes escritos (30% + 30%). Ocorre a meio e no final do semestre
Espera-se que cada aluno esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo e execute os trabalhos programados.
Calmeiro, L. & Matos, M. (2004). Psicologia, Exercício e Saúde, Lisboa, Visão e Contextos.
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Cruz, J. F. (Ed) (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.
Hanin, Y. (Ed) (2000). Emotions in Sport. Champaign - IL: Human Kinetics.
Martens, R. (2012). Successful Coaching, 4nd edition. Champaign - IL: Human Kinetics;
Shields, D. L. L.; & Bredemeier, B. J. L. (1994). Character Development and Physical Activity. Champaign - IL: Human Kinetics;
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Weinberg, R. & Gould, D. (2011). Foundations of Sport and Exercise Psychology, 5th edition. Champaign, IL: Human Kinetics;
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