Psicologia do Desporto

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2017/2018

Código: DESP32
Sigla: PD
Secção/Departamento: Ciências e Tecnologias
Semestre/Trimestre: 2º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
DESP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Mário André da Cunha Espada
Corpo docente: Luís Miguel Catita Maurício da Costa

Língua de Ensino

Português/Inglês

Objetivos de aprendizagem (conhecimentos, aptidões e competências a desenvolver pelos estudantes)

Identificar e conhecer os mecanismos psicológicos e os fatores cognitivos, afetivos e emocionais subjacentes à prática do desporto e de exercício físico em diferentes contextos.
Conhecer métodos e técnicas de recolha de informação e manifesta a capacidade de compreender, analisar e interpretar fenómenos individuais e grupais em situações decorrentes da prática desportiva com repercussão psicológica nos participantes em diferentes contextos de intervenção.
Conhecer as principais noções, teorias e estratégias inerentes à optimização da gestão do comportamento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.

Conteúdos programáticos

Natureza, história e evolução da psicologia do desporto;
Processos Emocionais: Activação, arousal, ansiedade e stress no desporto;
Emoções e desempenho.
Agressividade no desporto;
Imagética;
Motivação Geral e “Achievement Motivation”;
Flow;
Confiança;
Avaliação psicológica em contextos desportivos;
Comunicação, feedback e reforço em contextos desportivos;
Estabelecimento de Objetivos;
Liderança em contextos desportivos;
Coesão e Dinâmica de Grupos;
Motivação para a prática desportiva e abandono da prática desportiva;
Psicologia do Exercício Físico (determinantes, modelos de comportamento para o exercício, consequências da atividade física).
Treino de competências psicológicas;
Processos Cognitivos (ex. atenção/concentração);
Dependência de Exercício;
Dependência de substâncias dopantes


Demonstração da coerência dos conteúdos programáticos com os objetivos de aprendizagem da UC

Propõe-se estudar as características cognitivas e psicológicas dos participantes no processo desportivo e desenvolver capacidades de observação e análise da prestação desportiva, contribuindo, desta forma, para o desenvolvimento de competências de compreensão e intervenção mais adequadas e correctas para os diferentes contextos e situações em que se desenvolve o processo desportivo e está direccionado para a discussão dos factores e mecanismos psicológicos responsáveis pelo comportamento do ser humano e para a optimização da gestão do comportamento dos indivíduos e dos grupos no processo desportivo.

Metodologias de ensino

A abordagem dos conteúdos programáticos será feita, em paralelo, na base de aulas de natureza expositiva assente na apresentação e discussão de temáticas decorrentes dos conteúdos enunciados neste programa, e em aulas direccionadas para o levantamento de questões e o desenvolvimento de estudos, em grupo, relacionados com problemáticas decorrentes da repercussão psicológica do processo desportivo nos participantes.

Demonstração da coerência das metodologias de ensino com os objetivos de aprendizagem da UC

Manifesta a apropriação e a utilização de conhecimentos sobre as diferentes temáticas abordadas, através da produção dos trabalhos propostos.

Metodologia e provas de avaliação

A classificação final resulta de:
• Estudantes com frequência regular:
o Avaliação do Processo (nota mínima 10 valores): 40% - É expressa pela apresentação e discussão de artigos científicos, (2 apresentações – 2x12,5% = 25% e 2 discussões – 2x7,5% = 15%). Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC.
o Avaliação do Produto (nota mínima 10 valores): 60% - Resulta do desempenho do aluno em 2 testes escritos (30% + 30%). Ocorre a meio e no final do semestre.
• Estudantes sem frequência regular:
o A avaliação é feita por exame (100%). Ocorre na(s) época(s) prevista(s) para o efeito.
• Estudantes com Estatutos Especiais:
o Avaliação do Processo (nota mínima 10 valores): 40% - É expressa pela apresentação e discussão de artigos científicos, (2 apresentações – 2x12,5% = 25% e 2 discussões – 2x7,5% = 15%). Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC. Ocorre ao longo do semestre nas aulas da UC, com as adaptações necessárias ao Estatuto Especial dos alunos.
o Avaliação do Produto (nota mínima 10 valores): 60% - Resulta do desempenho do aluno em 2 testes escritos (30% + 30%). Ocorre a meio e no final do semestre

Regime de assiduidade

Espera-se que cada aluno esteja presente em 80% das aulas e participe na discussão das questões em análise, bem como nos trabalhos de grupo e execute os trabalhos programados.

Bibliografia

Calmeiro, L. & Matos, M. (2004). Psicologia, Exercício e Saúde, Lisboa, Visão e Contextos.

Cruz, J. F. & Gomes, A. R. (Eds) (1997). I encontro Internacional à Psicologia Aplicada ao Desporto e à Actividade Física. Braga: Universidade do Minho – APPORT – Associação dos Psicólogos Portugueses.

Cruz, J. F. (Ed) (1996). Manual de Psicologia do Desporto. Braga: Sistemas Humanos e Organizacionais.

Hanin, Y. (Ed) (2000). Emotions in Sport. Champaign - IL: Human Kinetics.

Martens, R. (2012). Successful Coaching, 4nd edition. Champaign - IL: Human Kinetics;

Shields, D. L. L.; & Bredemeier, B. J. L. (1994). Character Development and Physical Activity. Champaign - IL: Human Kinetics;

Singer, R. N., Hausenblas, H. A. & Janelle, C. J. (Eds) (2001). Handbook of Sport Psychology, 2nd edition. NY: John Wiley & Sons.

Weinberg, R. & Gould, D. (2011). Foundations of Sport and Exercise Psychology, 5th edition. Champaign, IL: Human Kinetics;

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